Bolinhas Aleatórias

Eis o melhor e o pior de mim.

sexta-feira, julho 20, 2007

Luto.


Assim como o Orkut (imagem..) também quero deixar demonstrado aqui o meu luto pelo acidente áereo que aconteceu com o voô da TAM que fazia o trajeto POA-SP.

E, não somente como cidadã brasileira, que ficou chocada e muito triste com o acontecido, mas também, por conhecer indiretamente uma das vítimas. Meu pai conhecia uma moça que trabalhava no Yázigi em Caxias do Sul.

Quando acontece este tipo de coisa, ficamos sem saber como agir. Tentei me colocar no lugar da família das pessoas que morreram neste acidente. Não consegui. É algo que não tem explicação. Não é como "ir embora" por causa de uma doença ou de morte natural. Não é algo que possamos dizer "está bem onde estiver". Não! Pelo menos para mim, uma pseudo-espírita. Como ficam as almas destas pessoas? Como vou dizer que "está bem onde estiver" se estava bem aqui, neste plano.

Tudo isto para tentar transpôr o meu sentimento. De angústia, de revolta, de tristeza. Parece que fica um peso no coração. E, mais ainda por ter morrido tanta gente aqui do Sul. A gente sempre acaba conhecendo alguém que conhecia.

E fica aqui a minha oração para que estas almas estejam salvas e que possam se dar conta de tudo que aconteceu e seguir seu caminho em paz.
Às famílias, não tem muito o que se dizer. Só que uma grande energia positiva de todo o Brasil está em direção a elas.

55 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Amiga, eu tbm estou triste e chocada até agora.
Centenas de pessoas morrem todos os dias, devido aos acidentes de carro, à saúde precária do nosso país, homícidios, enfim...mas neste tipo de tragédia, nós ficamos mais chocados porque todos morrem de uma vez só.
Não digo com isso que não seja muito triste. É triste demais. Preocupante também.
Mas uma coisa eu, como anglicana, te garanto...Deus está cuidando de todos eles, e das famílias tbm. A perda é irreparável, mas Deus tem o Seu jeito de consolar à todos.

bjo bjo :*

4:52 PM  
Anonymous Anônimo said...

Mas o que mais impressiona que o sentimento que paira nas famílias não é de revolta e muito menos de vingança. É pura e simplesmente de "chega!".

Fico grato pelas famílias que não estão querendo achar culpados e cortar cabeças, mas sim estão procurando maneiras de solucionar o problema, para que outras famílias não passem pelo mesmo.

Conheci o blog agora, então ainda não conheco a linha editorial do mesmo, mas afirmo que enquanto Lulla estiver no poder, infelizmente teremos que esperar por mais acidentes.

Belo texto!

7:23 PM  
Blogger Bruno Zanchet said...

Tu garantes que deus ta cuidando deles? Então é bom, morrer?!! Esse tal deus ta cuidando do ACM tambéM?!

7:46 PM  
Anonymous Anônimo said...

O tal Deus nos dá o livre-arbítrio para escolhermos o caminho a seguir.
Deus não castiga, a partir das nossas decisões temos as consequências. É claro que a consequência não é o acidente, e sim o que vem para essas vítimas após a morte!

Com certeza a consequência do ACM não será a mesma. A minha fé garante isso, pelo menos pra mim :)

Enfim Nath, sigo sofrendo ctg e triste pela tragédia.
Mesmo sabendo que Deus conforta as pessoas de bem, desastres assim nos chocam e revoltam.

:**

9:01 PM  
Blogger Bruno Zanchet said...

Desculpe, ainda não entendi. =)

Se quem decide o futuro das pessoas é deus, e se o acidente (foi deus?) deu a elas a oportunidade de ter a recomepensa pelas decisões aqui na terra em que eu vivo.... por que tu ta triste e sofrendo? Revoltada, chocada?

9:12 PM  
Blogger Nathalia said...

ah pronto!

9:12 PM  
Anonymous Anônimo said...

quem cuidará de mim, ateu, quando eu morrer?

9:18 PM  
Blogger Klaus Stein said...

Deus? Papai Noel? Coelho da P�scoa?

Alguem ainda acredita nisso!

O legal � ver todas essas pessoas que se dizem extremamente religiosas, fazerem coisas que v�o de encontro a moral de sua religi�o...

Mas a vida segue...
E continua a acreditar em Deus quem quer!

9:22 PM  
Anonymous Anônimo said...

O acidente não foi Deus, Bruno.
O homem que é cruel, muitas vezes. Irresponsável, outras tantas.
Fico triste e chocada pq ninguém gosta da morte, ainda mais da morte estúpida. (Por mais que nós, que cremos em Deus, saibamos da existência Dele, ngm quer deixar a família e os amigos). E sempre pensamos e tentamos nos colocar(como a Nath fez)no lugar dos familiares.
Mas saber e acreditar de verdade que Deus existe sim e confortará nossos entes queridos, nos acalma e traz paz..obviamente essa paz vem com o tempo.

Agora se as pessoas religiosas são todas iguais e creem numa coisa e colocam outra em prática...aih vai de cada ser-humano...e o tal Deus diz que devemos ao máximo não tentar julgar o próximo ;)

9:30 PM  
Blogger Vinicius Garcia said...

Este comentário foi removido pelo autor.

9:34 PM  
Blogger Bruno Zanchet said...

Totalmente de acordo. Deve ser muito confortável acreditar em deus.

Mas... Nunca cogitasse a possibilidade dele não existir?

9:36 PM  
Blogger Vinicius Garcia said...

D= V/T

9:39 PM  
Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido pelo autor.

9:45 PM  
Blogger Bruno Zanchet said...

Eu respeito a tua crença... Mas não respondesse minha pergunta. :(

9:48 PM  
Anonymous Anônimo said...

com todo o devido respeito. na minha modesta opinião, não existe motivo algum que leve alguem a acreditar em dEUS, depois de todos esses anos de evolução da capacidade humana em solucionar problemas e pensar racionalmente. "aconteceu isso porque deus quis", nao, isso aconteceu porque a pista tava molhada, e o piloto chumbou o asfalto. Nao, nao tem ninguem esperando por eles, muito menos alguem que irá cuidar deles. Morreram, e pronto.

9:53 PM  
Anonymous Anônimo said...

Quem cogita isso é pq está com a fé abalada. E já cogitei sim, mtas vezes nos deixamos levar por coisas ruim e a nossa fé enfraquece.
mas enfim, se Deus deu o livre-arbítrio, não vou ser eu que vou querer mudar a tua crença(ou falta de uma crença). E espero que assim, a minha seja respeitada :)

9:55 PM  
Anonymous Anônimo said...

esse deus tão bondoso, sempre gerando discussões entre as pessoas...

9:57 PM  
Blogger L. said...

eu tenho a minha fé.. mas nao dá consigo esquecer que sao açoes antropogenicas q tao "destruindo" esse país... e que infelizmente Deus não pode fazer isso parar.

9:58 PM  
Blogger Bruno Zanchet said...

Por que não vais tentar mudar a minha crença?

Eu não sou dono da verdade, e se alguém fosse, certamente gostaria que me contasse. Tentar mudar a crença dos outros não é faltar com respeito. É ter consideração pela pessoa e procurar um consenso. Ponto.

Eu acho que tu não tenta mudar a minha crença porque, lá no fundo, sentes um certo medo de que não sejas dona da verdade (a "verdade" anglicana, no caso). Tô certo?

9:59 PM  
Anonymous Anônimo said...

no fundo no fundo, só acreditam em deus por medo..."vai que exista, daí eu me ralo"

10:00 PM  
Blogger Klaus Stein said...

No faith!

10:01 PM  
Blogger Bruno Zanchet said...

Estamos ficando sem tempo, então vou despejar meus argumentos aqui, mesmo sem resposta. =D

Certamente vais responder que não podes tentar me convencer porque é preciso "acreditar de dentro". Alguma variação do ditado aquele... "é preciso acreditar pra ver e não ver pra acreditar".

Enfim... Se é preciso acreditar antes, por que escolher justamente a fé anglicana?

10:03 PM  
Blogger L. said...

gente, mudar crença de um ou fazer que o outro desista da sua.. não existe.

cada um acredita - ou não - no que quiser. eu tenho minhas crenças, MINHAS. fé não é uma coisa de se impor sobre alguém.

10:03 PM  
Blogger Bruno Zanchet said...

Acreditando "antes", então, seria possível ver sentido na fé católica, na fé anglicana, na fé hindu.

Ao mesmo tempo, cada uma delas estabelece que as demais estão erradas.

10:05 PM  
Anonymous Anônimo said...

se eu pensasse assim Ele saberia Marcelo!
não vou tentar mudar a tua crença aqui Bruno, no blog da Nath, com tantas pessoas dizendo que me falta competência, MORAL e fé.
É incrível como julgam né?!
Um dia, prometo me esforçar e te contar a verdade que eu acredito...mesmo não te convertendo, quem sabe tu nao entende o porquê de tantas pessoas acreditarem em Deus! :)

10:05 PM  
Anonymous Anônimo said...

"fé não é uma coisa de se impor sobre alguém."
poxa, e aquilo que fizeram na inquisição nao foi impor a fé nas pessoas?
"deus nao gostou do que tu fez, vai virar churraffquinho"

10:06 PM  
Blogger Bruno Zanchet said...

Tu podes acreditar em deus, alá, sandro goiano, que seje. Ninguém vai te convencer do contrário.

Mas tu não podes acreditar em uma religião. Qualquer delas! Isso é um erro gravíssimo!

Dois minutos de raciocínio chegam nessa conclusão.

10:06 PM  
Anonymous Anônimo said...

A igreja anglicana eh católica apostólica! apenas não é mais romana.
Algumas pessoas perceberam os erros cometidos pela igreja católica apostólica romana.
E que bonito é quando o ser-humano percebe o seu erro.

Mas a fé em Deus, é a mesma. E no mesmo Deus :D

10:07 PM  
Blogger Vinicius Garcia said...

Este comentário foi removido pelo autor.

10:08 PM  
Blogger L. said...

aí é que tá: uma religião contradiz a outra. qual tá certa? não existe uma VERDADE, a questão é acreditar na que lhe parece mais propícia.

10:08 PM  
Anonymous Anônimo said...

porra, a questão é acreditar em ti.
esse deus ae só atrapalha as coisas

10:09 PM  
Blogger L. said...

ué, se na inquisição isso aconteceu é porque tá tudo certo?

pra mim, fé não se impõe e ponto.

10:09 PM  
Blogger Bruno Zanchet said...

Eu aceito que as pessoas sejam ateístas, agnósticas ou laicas.

O resto eu tento ajudar a pensar.

10:10 PM  
Blogger L. said...

eu concordo que acreditar em si é importante. mas não entendo porque ter fé "atrapalha". não consigo ver por esse lado...

10:12 PM  
Blogger Bruno Zanchet said...

Eu aceito e entendo o porquê das pessoas acreditarem em deus. Embora faça questão de frisar que existe sempre a possibilidade de não acreditar (especialmente para quem nunca cogitou). Questão de gosto, só.

10:13 PM  
Blogger Vinicius Garcia said...

Deus sou eu.
Parafraseando Renato Teixera, o maior poeta caipira desse país..
"CADA UM DE NÓS COMPÕE A SUA HISTÓRIA, E CADA SER EM SI CARREGA O DOM DE SER CAPAZ E SER FELIZ".
Acompanha ele Freud, Nietszche, José Saramago, Bruno Zanchet, enfim, só homens inteligentes e bem sucedidos!

10:13 PM  
Anonymous Anônimo said...

nao esquece do querido da vincinho!!

10:15 PM  
Blogger L. said...

mas claro que existe essa possibilidade... e quem prefere assim, que seja respeitado.
:)

10:16 PM  
Blogger Bruno Zanchet said...

"gente, mudar crença de um ou fazer que o outro desista da sua.. não existe."

:(

Se todos nascemos sem saber nada, então aprendemos a crença com alguém. E passamos a ter uma crença. E ninguém mais poderia tentar mudar? O que seria de nós se ninguém tentasse nos convencer que estamos errados??

10:16 PM  
Blogger L. said...

olha a ironia da minha sorte de hoje no orkut:

Sorte de hoje:
Confiamos só em Deus; quanto aos outros, paguem à vista.


?

10:17 PM  
Blogger L. said...

isso é que nem um colorado tentar fazer um gremista torcer pro inter, na minha opinião.

10:18 PM  
Anonymous Anônimo said...

Realmente, cada ser em si tomando a atitude certa, encontra a felicidade. ou a tristeza, tomando a atitude errada.

e se gosto é gosto...pq ter uma religião é um erro gravíssimo? eu não acho! é o meu gosto, a minha opinião, a minha crença. Assim como a opinião de cada um aqui.

10:18 PM  
Blogger Bruno Zanchet said...

Porque, pelos motivos que eu citei acima, ter uma religião é um PARADOXO.

E no meu mundo, paradoxo é errado, e razão é certo. Esse conceito se chama "lógica", "razão", "iluminismo". Se não podemos concordar nem nisso, aí não sei o que dizer.

10:22 PM  
Blogger L. said...

é...

10:26 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ter uma religião não é um paradoxo. Ter uma religião é concordar ao menos com boa parte do que a mesma prega.
A religião que vai mais de acordo com os meus pensamentos e crenças é a anglicana...não digo com isso que jogaria de uma ponte caso algum reverendo mandasse, mas tbm sei que isso não iria ocorrer pois a nossa religião não é radical assim ;P

enfim, aqui não é o melhor meio de se discutir! e devido a gripe, vou é me deitar! :P

10:36 PM  
Anonymous Anônimo said...

I'm a Golden God!

10:42 PM  
Blogger .... said...

vou me meter e dizer que bruno, ainda que eu concorde com boa parte dos teus argumentos e também dispense a religião na minha vida, acho que estás falando como dono da verdade, sim.

se pra ti (ou pra nós), a religião é um erro - algo "sem nenhum cabimento" -, ela não é vista da mesma forma por todo mundo, porque as pessoas tem lá seus motivos para acreditar, sejam lá quais forem eles, mais ou menos descabidos. então, não podes tratar quem é religioso como alguém menos inteligente ou menos esclarecido. e também não podes querer te por na posição de alguém que "vive pelo que considera certo. evita (e tenta evitar os outros) a fazer o que seria errado", porque esse é o TEU errado.
acho que conversar, argumentar, discutir é super válido, mas menosprezar a inteligência ou a capacidade das pessoas já e extrapolar.
e, convenhamos, se a religião (ou as religiões) fossem algo tão óbvia e categoriamente errado para todos, não existiriam centenas de milhões de crentes (não no sentido pejorativo) em todo o mundo, nem grandes pensadores e intelectuais que também dedicaram tempo ao debate e ao pensamento das questões da fé.

1:06 AM  
Blogger Francisco Lima said...

Amém!

1:55 AM  
Blogger Nathalia said...

vamos escrever um livreto com estes comentários!
:P

deve ter sido uma beleza a revolta na minha ausência.

AHEAHIEHEUHIEUAEHAIUA

vcs gastam seu latim com pouca coisa ein :P

2:15 AM  
Blogger Nathalia said...

oi

2:33 PM  
Blogger Nathalia said...

Já que só eu consigo comentar aqui.
O chato do Bruno pediu para eu colocar isto:

"Ter uma religião é concordar ao menos com boa parte do que a mesma prega." Errado. Ter uma religião é concordar com todos os dogmas e preceitos da mesma (inclusive que as outras religiões são erradas e inferiores).

Acreditar em deus e seguir alguns dogmas morais que tu consideram certos (ser uma pessoa boa, respeitar o próximo etc), e ignorar outros que tu considera errados (não usar camisinha, não se jogar de pontes, essas coisas...) significa que tu é laica, e não anglicana. Ponto pra mim. =D

2:46 PM  
Blogger Nathalia said...

E PONTO MESMO :P

2:47 PM  
Anonymous Anônimo said...

mas esse bruno é um idiota heim...alguem manda ele calar a boca!!

2:30 PM  
Blogger Bruno Zanchet said...

Totalmente de acordo!!

9:05 PM  
Blogger Nathalia said...

THE END

1:55 PM  

Postar um comentário

<< Home