Nunca tive preconceito contra cinema brasileiro. Nem quando isto resumia-se a pornochanchadas. Era-se assim porque tinha uma razão. Ou várias razões.
Hoje em dia, temos diversos atores e roteiros bons de filmes.
Durante esta semana tive mais uma prova.

Domingo, aquela "nhaca' de dia, chuva, fui ao cinema assistir "Saneamento Básico, o filme". Não tinha idéia alguma do que se tratava, só o que estava escrito no jornal: que uma comunidade sofria com o esgoto e, que a única verba existente era para o ganhador de um concurso de vídeos e, que então, a comunidade teria que fazer um vídeo e bla bla bla.
Ok. Eu fui levando fé no elenco (Fernanda Torres, Lazaro Ramos, Camila Pitanga, Bruno Garcia, Wagner Moura entre outros tantos bons) e, quando cheguei a pequena sala 3 do Cineart, me deparei com um filme MUITO divertido. Com um roteiro que eu nunca poderia imaginar. Pequenos detalhes que transformam um filme em algo diferente.
Todas as confusões e emoções que os personagens tiveram que passar para conseguir gravar o bendito vídeo (hilário, por sinal), as atuações perfeitas de Paulo José e Tonico Pereira e a piada com a política brasileira. Mas uma sutil piada.
Curiosidades do filme, por Nathalia King:
- a Camila Pitanga tá linda! Mais do que já é.
- o Bruno Garcia tá um charme com aquele cabelinho na cara (é óbvio que todos vão discordar de mim :P).
- a interpretação da Fernanda Torres tá cada vez melhor. Principalmente no fim, quando ela está no palco apresentando o vídeo... Eu visualizei a Fernanda Montenegro!!!!!
- o Wagner Moura tá parecendo um mendigo. Mas um mendigo meiiiiigo.
- e, por fim, foi gravado no Sul, so, it´s perfect!
Me empolguei demais. Então, agora deixo aqui somente uma dica de filme cabeça.
"Quanto vale ou é por quilo?"Alguém já viu?
É um ótimo filme para refletir a realidade brasileira de preconceitos - principalmente o racismo - de como existe empresas que realizam uma ação social enganando o povo que acha que se trata de responsabilidade social e, o pior de tudo, superfaturando o que deveria ser "politicamente correto", e como os "poderosos" conseguem acabar com um problema fazendo uso apenas de um tiro.
Ao passo que, em paralelo a esta história, conta-se como era a escravidão e, como negros e brancos possuíam uma amizade verdadeira.
Bom, não vou falar mais que este post já ficou enorme! Mas fica a dica dos filmes. :)
Ah, hoje terminei de ler a história da família Kirk/King... Depois eu conto detalhes!E, amanhã é a minha primeira orientação de TCC!